quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DESIGN DE NOTÍCIAS

O Jornal Marca Brasil ganhou o prêmio internacional de Excelência em Design de Notícias na categoria 'Cobertura Noticiosa de Esportes', concedido pela SND (Sociedade para o Design de Notícias, com sede nos EUA). Anualmente são entregues certificados em diversas categorias aos veículos cujas páginas se destacaram no layout e na criação. Além do fato de um jornal brasileiro ter sido reconhecido mundialmente pelo trabalho através do design, é tão importante quanto o fato de ser uma categoria que nem mesmo os próprios designers a conhecem.

O design de notícias é, em meio a tantas outras áreas, uma plataforma que abriga excelentes soluções para que a mensagem jornalística seja lida, compreendida e admirada em sua totalidade, possibilitando um diálogo perfeito entre o texto e as imagens (fotos e infográficos, sendo este último, agora em 3D). Fiz parte da primeira turma do curso de design de notícias da PUC, por volta de 2006, ministrada pelo Prof. Ary Moraes. Lembro da sala repleta de designers e jornalistas, cuja troca de experiências foi o ponto principal para uma rica integração entre as profissões. Sempre vi o design interagindo com outras áreas mas até então desconhecia a sua importância dentro de um jornal. Foi um excelente curso!

O designer é o elo entre quem escreve e quem fotografa ou ilustra. Na Revista Utilità pude exercer esta função ao longo dos anos, após a criação do projeto gráfico junto com Thiago Bandeira e Guilherme Andrade. Pensar na foto, no que ela dirá ao leitor junto ao texto, trabalhar conceitualmente com editores e fotógrafos é muito prazeroso e uma ótima maneira de se desenvolver. A empresa ganha muito com esta comunhão e os profissionais envolvidos ganham ainda mais. Colocamos em prática muita coisa que vimos na faculdade. Diria eu que trata-se do universo que mais abrange princípios do design. Uma área que merece mais projeção. Eu testemunho.

Parabéns ao Jornal Marca pela premiação!
http://marcabrasil.terra.com.br/

Abraços