domingo, 27 de setembro de 2009

O EFEITO DO DEFEITO

Durante um bom tempo, mais precisamente na época da faculdade, precisei utilizar métodos alternativos para desenvolver trabalhos solicitados pelos mestres. Já que minha plataforma de trabalho não possibilitava materiais de muita qualidade em termos de impressão, passei a usar este 'problema' a meu favor. Acredito que muitos designers passam e já passaram por isso.
Naqueles dias desenvolvi uma enorme empatia pelos processos de criação obtidos a partir dos defeitos 'oferecidos' pelo meu maquinário. Inclua neste pacote minha adorável e saudosa máquininha de fotografar. Todo aquele processo até a revelação e a espera ansiosa para ver as que sairiam 'vivas' do bom e velho filme. Pois bem, fiz muitos trabalhos assim. E ainda faço quando o projeto permite.
Obviamente não fui eu o primeiro a usar tais métodos, longe disso, mas me apropriei de forma contundente desta linguagem gráfica. Tais situações me fizeram enxergar que um aparente defeito pode gerar efeitos interessantes dentro de um trabalho. Aquela impressão onde o cartucho colorido termina exatamente próximo à conclusão da tarefa ou aquela foto 'fora de foco', com elementos saturados, escuros ou borrados não podem ser descartados sem um olhar desprovido de 'ajustes técnicos'. Design é sensibilidade.
Tirar proveito de elementos distorcidos, sem sentido ou função aparente mostra a capacidade de lidarmos com o imprevisível, com o fato de esquecermos por um instante a necessidade de criar algo já previamente projetado. Podemos ter uma grata surpresa ao nos depararmos com o inusitado. E talvez diante de algo realmente 'novo'.
Nós, designers, somos uma raça privilegiada. Poucas profissões permitem o “erro” em benefício de uma forma de comunicação. Um erro com conteúdo, com contexto, não o erro de projeto. Um 'defeito conceitual'.
Evidentemente, há de se considerar que design não é qualquer coisa que muitos falam, fazem e vendem por aí, pois um designer nunca descarta possibilidades inusitadas, porém, jamais as usa sem fundamento.