segunda-feira, 27 de julho de 2009

NAS PROFUNDEZAS DO MAR SEM FIM

O título pode ser um tanto quanto poético, literário ou até cinematográfico demais - já que trata-se de um best-seller levado às telas - mas caiu como uma luva durante me percurso por estas linhas. E design pode ser sim as três coisas citadas acima. Veremos então onde quero chegar.
O processo de criação dentro de um projeto de comunicação visual - falo sob o ponto de vista do designer, obviamente - seja no desenvolvimento de marcas corporativas, identidade visual, mídias impressas e virtuais, anúncios, periódicos, enfim, é um verdadeiro mergulho em águas profundas, muitas vezes, em mar aberto.
A imensidão de informações acessíveis principalmente via internet, chega a causar espanto, a ponto de sermos conduzidos em direções equivocadas. Cabe ao profissional identificar isso a tempo, questionando e verificando inicialmente os argumentos transmitidos pelo cliente e seus propósitos.
Sob alguns aspectos, deixar fluir pode ser benéfico, pois acionamos nossa intuição de maneira que esta nos guie sem restrições mas, se não nos colocarmos no controle por meio de um 'norte' pré-definido, poderemos afogar facilmente ao nadarmos em círculos. É preciso direcionar os esforços.
E isso só será possível através do entendimento entre o que se cria e para quem se cria. A linha que liga esses dois pontos é justamente o conteúdo pertinente a ser trabalhado. Buscar referências para alimentar o repertório visual faz parte do dia-a-dia de todo o profissional da área de comunicação mas, no momento em que se está envolvido de 'corpo e mente' com a pressão de um projeto específico não se deve perder o foco.
Filtrar e obter informações durante uma pesquisa de criação não se resume apenas ao trinômio cadeira-teclado-monitor, pois a essência de um trabalho está em 'sentir' de perto o caminho que se pretende seguir,dialogando com profissionais de outras áreas, trabalhando em equipe e sem esquecer jamais que o cliente e o seu target póssuem papel importantíssimo neste processo.
Megulhamos juntos. Sempre.