domingo, 9 de dezembro de 2012

DO SABER PARA O SABER ENSINAR


Tive o prazer de ser apresentado e motivado a ler os textos reflexivos de Marcos Masetto na 'Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior', mais precisamente no interior da disciplina 
'Didática I', ministrada pela generosa professora Adélia Maria Nehme Simão e Koff. O autor, na oportunidade, discutia entre outros tópicos do seu livro 'Docência na Universidade', o professor universitário como um profissional da educação.

Em um breve passeio, ele nos levou até a chegada da família real portuguesa em solo brasileiro para mostrar, por meio de um saboroso artigo, as origens do ensino superior no país. Dizia que enquanto colônia, estudar era para poucos. Somente aqueles que conseguiam desbravar a Europa atingiam tal êxito. Mas com a Corte instalada por aqui, a necessidade de se formar profissionais para desempenhar funções específicas mudou o panorama. E assim o ensino superior se configura no país, tendo a frente um professor que sabe e, portanto, sabe ensinar. Ao ler o texto na integra e ao longo do próprio curso mencionado, de fato, atesta-se que isso não deveria ser assim.

Masetto reflete sobre a atualidade do papel desempenhado pelo aluno e pelo docente no processo de ensino. Como o próprio diz, "esse papel está em crise e ultrapassado". Se antes o interesse residia no domínio do conteúdo e na sua transmissão, hoje a pauta está centrada na ênfase da aprendizagem do aluno. Altera-se a pergunta "o que devo ensinar?" para "o que precisam aprender para se tornarem cidadãos e profissionais competentes?".

Segundo ele, ao repensarmos a postura do professor, devemos considerar competências que este "profissional da docência" deverá carregar para que assuma tal título em sua totalidade, seja através da pesquisa, do domínio pedagógico, do aprender a aprender, da sua relação com outras disciplinas do mesmo currículo, estar aberto aos aspectos políticos e transformações da sociedade além dos avanços tecnológicos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem.

O autor, essencial para todos aqueles que almejam o meio acadêmico e dos que dele já fazem parte, nos leva a refletir sobre um docente adequado ao seu tempo, uma universidade que não se feche em si mesma e uma sociedade que absorva mais do que profissionais competentes.

Referência:
MASETTO, Marcos. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 9-27.