sábado, 2 de abril de 2011

SISTEMA TÁTICO GRÁFICO


Já ouviu falar em 'sistematite'? Até ler o artigo do designer e professor Chico Homem de Melo, na Revista ABCDesign (Dez/2010 - Jan/Fev/2011), tal termo não receberia por mim o devido valor que merece. Trata-se da 'obsessão pela obediência irrestrita aos sistemas gráficos', ou seja, aquele profissional que não abre mão dos padrões pré-determinados de um projeto mesmo que em um momento qualquer o melhor fosse dar espaço para uma adequação ou adaptação ao propósito. Se em um trabalho de sinalização, por exemplo, uma de dez placas sofrer alteração no tamanho da fonte de um texto para que a leitura seja realizada com  clareza, não estaremos ferindo o sistema e sim fazendo-o ser eficaz.

Considero-me ainda um sistemático, embora num nível bem menor e mais flexível, se comparado aos primeiros exercícios da profissão logo após o término da faculdade. Tenho procurado não me limitar a ser apenas aquele jogador do time que cumpre a risca o sistema tático imposto pelo treinador, sem dar chance para uma jogada fora do script. Ser tático demais não cria diferencial no momento em que se pode e se deve mudar. No fim do percurso, poderemos ser crucificados pelo próprio sistema desenvolvido. Há projetos onde você acaba sendo mais uma ferramenta de aplicação do que propriamente um profissional capaz de interferir, pois as hierarquias o impedem e as decisões de mudar ou não acabam mesmo é sendo tomadas por terceiros. E há outros onde você é o treinador. Estando no controle, a responsabilidade é transferida de lugar. Em ambas as situações o importante é abrir espaço para argumentações, de você para com o seu próprio trabalho (avaliar e reavaliar cada peça dentro do contexto) ou para quem estiver acima (ou ao lado!) de você. 

Acredito que estar ciente e consciente de que existe uma tendência a padronização excessiva, já é um bom começo para tornar-se mais maleável, fazendo com que uma peça gráfica seja identificada como parte de um sistema de identidade visual ainda que sofra alterações para exercer sua função. O artigo do autor citado foi, está e continuará sendo um norte para minha carreira. Vou me policiar mais. Usando as palavras do professor, a sistematite precisa ser combatida.

Abraços!